Centro Paroquial
de Bem Estar Social
de Fernão Ferro
Berçario
O Berçário é uma valência onde acontecem verdadeiras conquistas . Nesta etapa os bebés realizam aprendizagens que serão fundamentais para toda a vida, andar, falar e pensar. Estas fases tão importantes do desenvolvimento devem ser olhadas e cuidadas com respeito e carinho verdadeiros.
Os bebés precisam de um ambiente no qual desenvolvam a confiança em si próprios e nas pessoas ao redor. Com isso, sentem-se à vontade para explorar o meio físico e o meio social e por isso é imprescindível que os espaços físicos estejam adequados e se proporcione um ambiente de segurança, conforto e acolhimento.
Cada bebé deve ser entendido como um ser único e individual sendo respeitadas as suas características e os seus ritmos.
No berçário os bebés começam a ter os primeiros contatos com os mais variados objetos começando a distinguir as formas, as cores, os cheiros e a descobrir e desenvolver novas sensações e emoções.
DSCF4420 | DSCF4430 |
---|---|
DSCF4426 | DSCF4422 |
Creche
“Cabe à Creche, como a sua responsabilidade primeira, a promoção de experiências que estimulem o seu desenvolvimento das capacidades de cada uma das crianças sob os seus cuidados.”
A creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades. «A creche não é apenas um lugar de guarda das crianças mas sobretudo um meio educativo». Portugal, Gabriela (192)
Segundo o Decreto-Lei n.º99/89 de 27 de Outubro, tem como principais objetivos proporcionar o atendimento individualizado do bebé num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global; colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada bebé; colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações destacadas.
Beaumation considera «A creche como complemento da educação parental, a creche como requerendo não apenas conformidade e adaptação da parte da criança, mas dando também espaço para os ritmos e características individuais e à elaboração de relações afetivas privilegiadas com outros adultos e crianças, em suma, a creche como promotora da individualização e socialização da criança». Portugal, Gabriela (171)
O currículo em creche deve:
Permitir que o bebé utilize todos os seus sentidos, experimente sensações diversificadas e explore as potencialidades do seu corpo e do que está à sua volta;
Permitir ao bebé a construção de um conjunto de habilidades e competências de âmbito pessoal e social;
Permitir ao bebé a descoberta e conhecimento de espaços físicos diferentes do seu meio familiar;
Ajudar o bebé a diversificar o seu conhecimento ao nível dos objetivos e materiais;
Promover atividades que correspondam às necessidades do bebé, quer a nível da linguagem, como a nível da expressão plástica e da expressão musical e corporal e outros domínios.
A creche deve ter, também, como objetivo manter uma relação aberta, acessível e próxima com a família dos bebés, para que eles se sintam apoiadas tanto em casa como na creche.
INSCRIÇÕES CRECHE
AS INSCRIÇÕES PARA O ANO LETIVO 2025/2026 ENCONTRAM-SE ABERTAS ATÉ AO DIA 31/05/2025.